Esporte Adaptado

Esporte Adaptado

O esporte para pessoas com deficiência física teve início após a 1ª guerra mundial (1914-1918), devido ao grande número de lesões e amputações
causadas em combate.
Em 1918, soldados alemães com deficiência adquirida após a primeira guerra mundial, começaram a praticar as modalidades de Tiro e Arco e Flecha. Mas o grande marco foi em 1944, quando o Dr. Ludwig Guttmann, neurologista Alemão, a convite do governo inglês, estabeleceu um programa para reabilitação de veteranos de guerra no Hospital de Reabilitação de Stoke
Mandeville, na cidade inglesa de Aylesbury.
No princípio, a prática esportiva tinha um caráter de reabilitação, mas com o crescimento do número de praticantes, o Dr. Guttmann considerou a
possibilidade de organizar um campeonato para homenagear estes heróis de guerra e divulgar o trabalho que estava sendo feito. Foi então que ele
idealizou os I Jogos de Stoke Mandeville, em 29 de Julho de 1948.
Souza(1994) enfatiza que foi após a Segunda Guerra Mundial que a prática desportiva teve maior incremento no contexto da prevenção e reabilitação. A partir daí, o esporte para pessoas com deficiências físicas não parou de crescer e, desde 1960, quando foram realizados os primeiros Jogos Paraolímpicos (paralelo aos Jogos Olímpicos), vem se tornando cada vez mais popular.


terça-feira, 4 de maio de 2010

Campeonato de Ciclismo Caraguatatuba

Copa Brasil de Ciclismo Paraolímpico – Caraguatatuba – SP

Eduardo Camara - terça-feira, 4 de maio de 2010 - 17:03 Fonte: Blog Mão na roda.

No último final de semana fomos à Caraguatatuba para participar da Copa Brasil de Ciclismo Paraolímpico, competição que reuniu os melhores ciclistas com deficiência do país. Entre eles, 12 handbikers!

Largada da prova de estrada, categoria handbike

Dentre as 6 categorias da Copa Brasil, a de handbikes foi a que teve mais participantes. Foi legal encontrar com atletas veteranos como Fernando Aranha, Índio, Motorzinho, Mario e Maciel, todos há vários anos no esporte, e também ver que tem gente nova pintando, como o Claudio de Patos de Minas, Evandro e Josimar, de SJC, e o pessoal do Parakart, que ganhou a handbike no passeio ciclístico World Bike Tour em SP e está pedalando pra valer!

Eu na prova contra-relógio individual

O local escolhido para a prova, organizada em conjunto pelo Clube de Ciclismo de SJC, Líder e CBC, era sensacional! Simplesmente à beira da praia, com 1.700 m de asfalto lisinho e uma pequena subida leve. Os dias também estavam lindos, com céu azul o tempo todo!

Jogo de equipe: Aranha na frente e eu colado atrás, tentando alcançar o Motorzinho

No sábado rolou o Contra-Relógio Individual (CRI), onde cada atleta larga separado, não pode pegar vácuo e tem que terminar as voltas no menor tempo possível. Mesmo furando o pneu na primeira curva do circuito, Fernando Aranha conseguiu completar as 3 voltas em 9:58 minutos e chegou em primeiro. Em seguida veio Eliziário dos Santos, o Motorzinho, com 10:16 minutos e dois segundos depois, euzinho aqui. Fiquei feliz bagarai! :) Índio e Claudio Amaral completaram o pódio, todos com tempo abaixo dos 11 minutos.

A galera do handbike confraternizando após a corrida

Domingo teve mais prova, dessa vez a de estrada, e os handbikers tiveram que completar 10 voltas no circuito. No começo da corrida, Motorzinho e Aranha puxaram o ritmo da prova e eu fui logo atrás, tentando abrir distância do 4o e 5o colocados (Índio e Claudio Amaral). Consegui me distanciar deles, mas mesmo com os esforços do Aranha, que me puxou umas 3 voltas pelo menos, não consegui alcançar o Motorzinho. No final, as 5 primeiras posições da prova de estrada foram as mesmas da prova de CRI, com destaque para o sprint final de Índio e Claudio Amaral pela disputa do 4o lugar. Claudio vinha na frente, mas Índio acabou ultrapassando-o a poucos metros da linha de chegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário